Vamos aceitar, o fast food faz parte da nossa vida. De hambúrgueres a batatas fritas e frango crocante a pizza, adoramos consumir todas essas porcarias de nossas lanchonetes favoritas.
Esses alimentos são alguns dos mais comuns que se pode encontrar em todo o mundo em todas as lanchonetes. No entanto, não são apenas esses, há mais uma semelhança nessas articulações. Quer saber o que é?
Bem, nada mais é do que as combinações de cores usadas nos logotipos dessas populares lanchonetes. Se você ainda não pensou sobre isso, dê uma olhada mais uma vez. A maioria dessas cadeias de fast food tem o mesmo tom de amarelo e vermelho em seus logotipos, e especialistas em marketing dizem que há uma boa razão psicológica para isso.
Aumenta o apetite por fast food
A razão básica por trás dessas escolhas de cores é que tendemos a desejar quando vemos essas duas cores juntas. Aumenta o apetite das pessoas e esta é a única razão pela qual as pessoas tendem a comer mais em lanchonetes do que sua fome real. E não apenas isso, há psicologia real por trás dessa teoria. Leia abaixo para saber mais sobre isso.
A psicologia das cores
De acordo com a psicologia das cores, a cor amarela tem sido associada a sentimentos de contentamento, felicidade, competência e conforto. Uma simples cor é responsável por aquela sensação de nostalgia e simpatia que se sente sempre que se passa por aqueles arcos dourados.
Por outro lado, o vermelho é a cor que ilustra desejo, poder e amor. É a razão pela qual, quando combinado com amarelo, uma pessoa pode de repente começar a salivar por uma xícara de batatas fritas douradas perfeitamente cozidas.
Quando se trata de logotipos vermelhos e amarelos, diz-se que o vermelho pode deixar as pessoas com fome, enquanto o amarelo acelera o metabolismo.
A razão científica
Segundo a ciência, o vermelho é a cor associada à atividade e também pode aumentar nossos batimentos cardíacos. Olhar para essa cor também aumenta sua frequência cardíaca e aumenta o apetite. Enquanto a cor amarela está associada à felicidade.
Não apenas isso, mas a cor amarela é fácil de detectar, mesmo à luz do dia. É por isso que usar o logotipo amarelo ajuda a ser visto facilmente, mesmo à distância. De acordo com vários estudos, metade das vezes as pessoas pedem sua comida dependendo apenas da cor do produto. Especialistas acreditam que a combinação dessas duas cores dá sentimentos e emoções que deixam as pessoas com fome.
Conclusão
O vermelho dá fome, enquanto o amarelo faz você se sentir feliz, o que o incentiva a comprar comida, mesmo quando não está com fome. Então, se você pensar, é apenas uma coincidência que todas as redes de fast food tenham seus logotipos pintados de vermelho e amarelo.
Você está pensando errado. Há uma forte estratégia de marketing por trás desses logotipos coloridos, que fazem você comer mais do que a quantidade necessária, resultando em obesidade.